sábado, 24 de novembro de 2007

CEIVA - REVISAO PARA A PROVA DO SEGUNDO ANO.

Estudem tambem pelos exercicios que fizemos em sala.

1 – Após a independência o Brasil precisava de uma constituição, houve um projeto de constituição de 1823, mas D. Pedro achando que estão não era “digna” dele outorgou uma outra constituição a de 1824. Apresente as características dessa constituição.
2 – Cite os fatores que contribuíram para a independência do Brasil.
3 – Cite as causas da Confederação do Equador.
4 – Quais as características presentes no projeto de Constituição de 1823 que desagradou D. Pedro I.
5 – Apresente as características da França antes da revolução.
6 – O marco que simbolizou o fim da Revolução Francesa foi o golpe do 18 Brumário. Explique esse golpe.
7 – Quais os elementos que geraram o desgaste na imagem de D. Pedro I até que ele isolado teve que abdicar do trono em favor de seu filho.

RESPOSTAS

1 – estabeleceu o voto censitário, o senado vitalício, os quatro poderes e monarquia hereditária.
2 – A abertura dos Portos as Nações amigas, a elevação do Brasil a categoria de Reino Unido a Portugal, a Revolução do Porto e as intransigências das Cortes portuguesas que desejavam recolonizar o Brasil.
3 – A Confederação do Equador teve como causas a indignação frente ao autoritarismo de D. Pedro I que havia fechado a Assembléia Constituinte e outorgado uma carta constitucional.
4 – O projeto era anti-absolutista = limitava os poderes do Imperador fortalecendo o poder do Legislativo; era anti-lusitana = proibia a participação de portugueses em cargos públicos e era classista o voto passava ter como critério o numero de alqueires em mandioca, excluindo os comerciantes brasileiros da participação política.
5 – A França era um país agrário, quando ocorreram vários problemas climáticos, a produção diminuiu gerando fome na população. A sociedade era dividida em três estados: o primeiro estado era formado pelo clero, o segundo estado formado pela nobreza e o terceiro estado formado pelos servos, burgueses, sans cullotes e outros. Os únicos que pagavam os impostos era o Terceiro Estado. Estes lutavam pelo fim dos privilégios de nascimento.
6 – Foi o golpe dado por Napoleão Bonaparte apoiado pelo Exercito e pela alta burguesia, onde derrubaram o Diretório e estabeleceram um regime de cônsules.
7 – O autoritarismo de D. Pedro I, a repressão violenta a confederação do Equador, o confronto entre os grupos políticos liberais e o governo centralizado.

Nenhum comentário: